Aug 20

Por Que Cidadão Ciência? Por Que Agora?

Dra. Sara Paull, Escola de Saúde Pública do Colorado, Universidade do Colorado

Coletar e identificar larvas de mosquitos é um trabalho árduo, muitos vão querer saber como os dados coletados serão usados. O nosso interesse em mosquitos deriva especificamente de sua importância como vetores de doenças humanas. Se pudermos melhorar nossa compreensão de onde são encontradas uma determinada espécie de mosquito, seremos capazes de prever melhor o risco de patógenos que são transportados por essas espécies de mosquitos.

Os programas de amostragem de mosquitos são caros, exigem armadilhas dispendiosas, pessoas para armá-las e horas para classificá-los e inserir os dados. As áreas remotas são muitas vezes subestimadas, e os dados resultantes às vezes podem ser difíceis de ser obtidos pelos pesquisadores. As coleções do Cidadão  ciência oferecem uma oportunidade emocionante para preencher algumas das lacunas de vigilância e relatórios.

Grande parte dos dados que descrevem as variáveis meteorológicas globais e a mudança do uso do solo podem ser obtidas a partir de satélites. A combinação dessa informação com as observações globais de larvas de mosquitos em solo coletadas por cientistas cidadãos ajudará a adiantar a pesquisa de doenças transmitidas por vetores de duas formas principais.

A primeira é o fornecimento de validação em tempo real de modelos que prevêem as condições sob as quais espécies específicas de mosquitos devem ser encontradas. Se as amostras são coletadas fora da distribuição esperada, então sugere que os cientistas devem dar uma nova olhada para garantir que os modelos estejam corretos e não precisem ser ajustados.

A segunda maneira pela qual esses dados são úteis é desenvolver novas hipóteses para descrever os efeitos da temperatura, precipitação e umidade na abundância de mosquitos e nos padrões de distribuição. Conforme mencionado acima, essas relações podem ser bastante complexas e não-lineares.

Uma das principais vantagens dos dados do cidadão ciência é que ele fornece um conjunto de dados globais preliminares para ajudar a desenvolver relacionamentos previstos que podem então ser testados com rigorosos regimes de amostragem em áreas-chave. Isso permite aos cientistas concentrar seus recursos e esforços em áreas que são mais prováveis de produzir resultados importantes.

As previsões precisas de onde os riscos de doenças transmitidas pelos mosquitos serão mais elevados em futuras mudanças climáticas são de importância crítica para evitar o desperdício de recursos escassos de saúde pública. Os cientistas cidadãos devem se sentir bem sabendo que estão contribuindo para a pesquisa necessária para fazer tais previsões. Obrigado por todo seu trabalho duro!