Mar 13

Dr. Assaf Anyamba

Dr. Assaf Anyamba, NASA Goddard Space Flight Center

O Dr. Assaf Anyamba, do Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA, encoraja os cientistas cidadãos a aumentar os dados do satélite, coletando observações no campo sobre mosquitos que transportam doenças.

RESUMO DAS PALAVRAS DO BLOG DO DR. ASSAF ANYAMBA

O envolvimento do público na pesquisa científica é benéfico para a sociedade como um todo em vários níveis, por exemplo, permite que os cidadãos coletem dados críticos em áreas onde os cientistas não podem estar regularmente.

 

Dr. Assaf Anyamba, De onde você é?
Greenbelt, Maryland.

O que voce faz?
Atualmente, sou cientista de pesquisa com a Associação de Pesquisa Espacial das Universidades da NASA Goddard Space Flight Center, Laboratório de Ciências da Biosfera. Minha pesquisa envolve basicamente a análise de séries temporais das medidas via satellite do índice de vegetação a partir de uma variedade de sensores em satélites (Terra / Aqua, Spectroradiômetro de imagem de resolução moderada, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica – Radiômetro avançado de alta resolução e missões de seguimento com foco em determinar e entender a resposta da superfície terrestre à variabilidade climática interanual associada a El Niño / Oscilação do Sul (ENSO).

Em que missão você está envolvido e como elas se relacionam com o GLOBE Observador?
Eu não estou envolvido em nenhuma missão, mas sim utilizando dados de uma variedade de missões e traduzindo-as em várias aplicações para apoiar agências do governo federal parceiras (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – Serviço Agrícola Estrangeiro, Departamento de Defesa dos EUA – Agência de Saúde e de Defesa- Departamento de Vigilância Sanitária das Forças Armada, USDA – Serviço de Pesquisa Agrícola – Centro de Entomologia Médica, Agrícola e Veterinária e US Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA – Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada. No GLOBE Observador, minha contribuição será sobre os links entre clima / clima variabilidade e surtos de doenças transmitidos por vetores.

Qual foi o seu plano de carreira?
Eu sou treinado como geógrafo, originalmente especializado em geografia física e cartografia no nível de graduação (Universidade de Kenyatta, Quênia), mas sempre tive interesse em entender o meio-ambiente dinâmico, o que me levou a estudar sensoriamento remoto da vegetação e a possibilidade de extrair sinais e padrões de El Niño / Oscilação do Sul (ENSO) da medição do índice de vegetação derivada do satélite durante minha escola de pós-graduação (Universidade de Ohio, Atenas, Ohio e Clark University, Worcester, Massachusetts). Para prosseguir este estudo, tive que me familiarizar em campos multidisciplinares envolvendo climatologia / meteorologia, biogeografia, estatística, etc. Desde a chegada de Goddard em 1998, procurei e desenvolvi meu trabalho interdisciplinar e colaborativo para englobar agricultura e ecologia de doenças transmitidas por vetores trabalhando com outras pessoas de diferentes áreas para entender como o clima e a variabilidade climática influenciam os padrões de inundações, a seca e como isso afeta a produção agrícola e a emergência de doenças transmitidas por vetores em todo o mundo.

Por que a ciência do cidadão é importante para você?
Envolver o público na pesquisa científica é benéfico para a sociedade como um todo em vários níveis, por exemplo, permite que os cidadãos coletem dados críticos em áreas onde os cientistas não podem estar regularmente, educa o público sobre métodos científicos e possibilita cientistas de obter comentários ou pontos de vista do público, que é enriquecedor em si mesmo. Permite ao público estar melhor informado sobre os resultados da pesquisa científica.

Que conselho você tem para as pessoas que acabam de entrar na ciência cidadã?
Envolva-se, experimente, divirta-se, é o caminho para a descoberta; Isso pode levar a uma futura carreira.

O que você faz para se divertir?
Eu gosto de jogar futebol, assistir futebol e qualquer coisa ao ar livre, eu faço o pior Chai (chá Masala), e eu adoro ouvir NPR.

Quem/o que te inspira?
Ao longo da jornada da minha vida, fui inspirado pela minha mãe e meus professores do jardim de infância `a escola de pós-graduação. Todo amanhecer tem a magia que me inspira, que hoje pode ser melhor que ontem

CITAÇÃO FAVORITA

Nós não herdamos a terra de nossos antepassados; Nós tomamos emprestado de nossos filhos.

~ Provérbio  dos Indios nativo americano